quarta-feira, 9 de julho de 2008

Water - Às margens do Rio Sagrado वाटर پانی

Water - Às margens do Rio Sagrado (filme de época)
Em hindi: वाटर
Em urdu: پانی
O amor vence a tradição na Índia da época da Independência
Elenco: Sarala, Lisa Ray, Seema Biswas, Kulbhushan Kharbanda, Waheeda Rehman, Raghuvir Yadav, John Abraham, Manorama.
Gênero: Drama Social, Romance. 
Áudio em hindi, legendas em inglês ou português. 
Filme dirigido pela Deepa Mehta, é o terceiro de uma trilogia. Os outros dois são: 1947 Earth (1947 Terra - 1996) e Fire (Fogo - 1998). 
O filme começou a ser produzido em Varanasi, mas radicais ortodoxos hindus proibiram a sua realização, e a diretora teve de cancelar as filmagens, e posteriormente continuar no Sri Lanka. Water foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2007, entrando pelo Canadá, pois teve a sua exibição proibida na Índia, porque aborda assuntos considerados tabus
Em 1938, antes da data da Independência da Índia, que ocorreu em 1947, Chuyia (Sarala) é uma menina de 8 anos, que enviúva do marido, com quem nem se lembra de ter casado. Obedecendo às leais da tradição, ela tem a sua cabeça raspada, suas pulseiras (bangles) são quebradas, ela veste um sari branco (cor do luto) e é enviada para um ashram de viúvas, localizado em Varanasi. A cidade é localizada no Estado de Uttar Pradesh,
é famosa por ser o destino de inúmeras viúvas e ponto de peregrinação espiritual. Nos ashrams de Varanasi, ainda hoje as mulheres devem viver uma vida de retiro espiritual em teoria, mas que na prática a pressão da realidade muitas vezes transforma tais lugares em pontos de miséria e prostituição. Nesse novo lar, Chuyia conhece suas companheiras, mulheres que também perderam os maridos, e que foram abandonadas pelas famílias.
Sem compreender a sua nova condição, ela perturba o retiro com a sua energia e teimosia infantis. Mas logo começa novas amizades.
No lar conhece Kalyani (Lisa Ray), uma jovem viúva que mantém seus cabelos compridos, pois é obrigada a se prostituir pela dona do local, Madhumati (Manorama), para garantir a subsistência do grupo. Criada para obedecer, ela não consegue se rebelar contra a sua condição social. Um dia, um jovem rico e culto encontra Chuyia e Kalyani na rua, e imediatamente se apaixona por ela, entrando em colisão com a tradição vigente. Ele é Narayan (John Abraham), recém-formado em Direito e admirador das idéias de Gandhi, que não se importa de infringir a tradição por amor.
W
O site do youtube está comunicando que os vídeos desse filme são propriedades da FOX, de modo que eles bloquearam a incorporação e o acesso ao vídeo traduzido. Quem quiser acessá-lo, deve ir no site: www.youtube.com, digitar o nome de usuário filmesindianos e a senha filmesindianos.
W
W
Música Piya Ho
(Se Apaixone)
"Se apaixone
Se apaixone
Se apaixone
Se apaixone
Se apaixone
Se apaixone
Se apaixone
Se apaixone
Amor, amor
Amor, amor
Estou indo
Estou indo, amor
Pegando e carregando
Amor de areias
Juntos meus
desejos devem ir
Meus desejos são apenas
para você, meu amor
Se apaixone
Se apaixone
O encontro do
nosso olhar
Do nosso olhar
Do nosso olhar
Deixe a sede dos meus
olhos se extingüir
Se extingüir
Se extingüir
O encontro do
nosso olhar
Deixe a sede dos meus
olhos se extingüir
É a chamada do amor
Se apaixone
Se apaixone
Se apaixone
Kalyani: Eu estou aqui".

6 comentários:

Melissa disse...

Gente! Esse filme é muuuito bom. Bastaste triste, mas mesmo assim recomendo!
Tá bem legal esse blog, hein?
Abraço

Unknown disse...

AMO este filme e todos da Deepa Mehta. Esse vale a pena mesmo!!!

Anônimo disse...

Maravilhoso esse filme! Recomendadíssimo!!
E parabéns pelo blog!!!! =)

Gisrie disse...

Ótimo filme, meio parado mas muito interessante, recomendo!!!

Flor de Mel disse...

Não consegui achar o filme.

Unknown disse...

Não entendi como acessar o login de um usuário no youtube sem um email e senha. Expliquem melhor como fazer para conseguir ver o filme.